Harley-Davidson dá dicas de como conservar a moto parada

Harley-Davidson dá dicas de como conservar a moto. Foto: Divulgação
Harley-Davidson dá dicas de como conservar a moto. Foto: Divulgação

A Harley-Davidson preparou algumas dicas para que os clientes da marca (e também os proprietários de modelos de outras marcas…) possam cuidar das suas motos que ficam paradas por muito tempo. Confira a seguir:

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BATERIA

Um dos itens que mais precisa de atenção durante o período em que sua motocicleta ficará parada  é a bateria. O recomendado é ligar a motocicleta e colocá-la em movimento para o sistema elétrico poder realizar a recarga da bateria, porém, essa situação só é indicada para quem reside em um condomínio fechado ou em um bairro tranquilo, ou então em garagens grandes de prédios. Ligar o motor e não rodar não tem a mesma eficiência para recarga da bateria, além de não ter a refrigeração necessária para o motor. Recomendamos o desligamento do polo negativo da bateria ou retirar o fusível principal da motocicleta.

COMBUSTÍVEL

Nos casos em que a motocicleta fica parada por longos períodos a recomendação é que seja abastecida com gasolina premium, de alta octanagem. A gasolina que possui maior octanagem apresenta maior prazo de validade. Ou seja, dura mais tempo dentro do tanque de combustível mantendo as características essenciais. Além disso, este tipo de gasolina tem menor teor de etanol anidro em sua composição, 25% contra 27% das gasolinas comuns.

ÓLEO

A mesma precaução existe com o óleo, que também pode oxidar e ficar contaminado quando a motocicleta acaba permanecendo parada e sem atividade por muito tempo. O óleo escorre para o cárter, deixando as partes superiores do motor com uma lubrificação deficiente, por isso é essencial utilizar o óleo recomendado pelo fabricante. É recomendada a troca do óleo por intervalo de tempo e não por quilometragem rodada nos casos em que a moto fica parada por longos períodos.

PNEUS

É extremamente importante não deixar os pneus murchos. Lembre-se de calibrar com a pressão indicada no manual do proprietário. Caso o período em que a moto ficará parada seja muito longo, é recomendada a calibragem máxima permitida no manual (como se estivesse com piloto, passageiro e carga) em PSI. Em casos extremos, que demandam muito tempo, mas podem ocorrer, os pneus em contato com o solo em uma só posição prolongada, podem sofrer deformação e “achatar” levemente com perda de pressão. Quando for rodar novamente, até o pneu aquecer e recobrar a circunferência padrão, o piloto pode sentir diferença na condução.

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PROTEÇÃO

Como a motocicleta vai ficar estacionada na garagem por muito tempo, é importante utilizar uma capa para protegê-la – principalmente no caso de possuir animais de estimação que frequentam a garagem, já que eles que podem ocasionalmente morder ou arranhar paralamas, carenagens, alforges, pneu, banco, e até mesmo urinar nas rodas, o que pode causar danos. Antes de guardar sua motocicleta na garagem, lave-a com água e sabão neutro (evite produtos químicos). Lembre-se de realizar uma secagem na pintura, cromados e quadro. E dependendo da sua região, como por exemplo quem reside em regiões litorâneas, é recomendada a utilização de antioxidantes nas partes metálicas, para reduzir problemas causados pela maresia.

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